terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Rui Patrício na Selecção


É sempre com uma pontinha mal disfarçada de orgulho que vejo um jogador formado no Sporting ser chamado pela primeira vez à nossa Selecção principal. Se esse jogador, além de ter sido formado no Sporting, ainda representar as nossas cores, aí nem sequer me esforço em tentar disfarçar esse orgulho.

É por todos reconhecido a Rui Patrício um grande potencial, embora a questão da sua titularidade na equipa do Sporting nem sempre seja tão unânime. Confesso que também a mim me faz alguma confusão que um plantel seja planeado de forma a deixar um destes jogadores – Rui Patrício ou Stojkovic – no banco de suplentes. Ambos são jovens, necessitando da rodagem que lhes permita progredir e aperfeiçoar as qualidades que têm.

Haverá argumentos a favor de um e de outro. Se Rui Patrício tem a seu favor o facto de ser prata da casa e de, nessa medida, estar mais identificado com a mística leonina, Stojkovic apresenta argumentos como a maior experiência que foi adquirindo, nomeadamente ao serviço da respectiva selecção.

Mas importante, neste momento, é reconhecer a justiça desta convocatória que é, afinal de contas, um justo prémio para o trabalho até aqui realizado por Rui Patrício e como que uma compensação pelo infortúnio que o tem acompanhado em certas ocasiões. Parabéns também a Paulo Bento, por ter tido a coragem de apostar nele.

8 comentários:

PSN disse...

Na minha modesta opinião, o Stojkovik tem muito mais condições para ser o redes principal do Sporting.

O Rui Patrício será um grande redes, mas ainda está em formação. Não sei porquê, mas vê-lo entre os postes não me transmite (nem deve transmitir à defesa do Sporting) uma grande confiança.

De qualquer forma, acho que mais do que ter um efeito prático para a selecção, esta convocatória é um prémio para o jogador e uma motivaçãoe extra.

SL
viscondes

João Ferreira de Matos disse...

Caro PSN,

Estamos então de acordo em praticamente tudo.

Também considero esta convocatória como um prémio merecido para Rui Patrício, rapaz humilde e guarde-redes com grande potencial.

Confesso que, quanto à questão da titularidade, o meu coração balança. Ou melhor, o coração nem tanto, a cabeça é que balança mais.

Mas não nos podemos esquecer que contra Stojkovic joga um outro factor que é o da disciplina: primeiro, o caso daquela viagem de regresso, mais tarde o caso do ventriloquismo, quando resolveu falar pela boca do irmão...

E em aspectos de disciplina, diz-me a experiência que Paulo Bento lá sabe o que faz...

Saudações leoninas

verdao(sl) disse...

O "exilio" de Stojkovic parece-me que, mais que prejudicar o jogador, prejudica o clube. Investimos 1 milhão de €€€ num guarda-redes para o por no banco por razões de disciplina? Se a justificação é essa deveria ser pura e simplesmente afastado, nem que tivessemos que por lá o Golas ou um juvenil que fosse, porque não pode haver meios castigos: ou está castigado ou não!

Quanto às questões de disciplina, com ou sem ventríloquo, quer-me parecer que uma multa defenderia melhor os interesses do clube. E a entrevista de Vladan coloca questões muito pertinentes para lá da questão médica, que, não tendo sido desmentidas, dão espaço a interpretações dúbias.

Não ponho em causa as potencialidades de Patricio mas parece-me que Stojkovic é de longe melhor. Patricio é inexperiente e, infelizmente, essa factura ainda não a pagamos toda. Tal como PSN eu não me sinto seguro com Patricio, sobretudo nos cruzamentos e nas saídas da baliza.

Se é verdade que com PB já vimos muitos jogadores nossos serem promovidos a internacionais também é verdade que, com ele, temos assistido a flops de jogadores com estatuto. Paredes foi o caso mais evidente, Farnerud só não é tanto porque tem um trajecto menos mediático e Stojkovic, a manter-se este absurdo, será o freguês que se segue. A culpa será só dos jogadores? E os critérios são iguais para todos?

verdao(sl) disse...

Esqueci-me, mas parece-me importante, daí a insistência:
PB interrompeu ontem a rotatividade no posto de GR. Será que foi por Stojkovic ter feito uma bela exibição no jogo anterior? Que critério foi agora usado?

Não é por nada mas parece-me imbirração, da qual ninguém retira dividendos.

João Ferreira de Matos disse...

Caro Verdão,

Antes de mais, deixe que lhe diga que concordo consigo quando diz que o Rui Patrício (ainda) não transmite total confiança. Revela ainda alguns insuficiências, sendo a forma como sai aos cruzamentos talvez a mais evidente.

O que não concordo é que Stojkovic transmita essa total confiança. Se é verdade que tem vantagens em relação ao seu concorrente (é mais felino, com maior rapidez de reflexos em defesas de recurso), também tem as suas falhas. Por um lado, está longe de me parecer tecnicamente perfeito (parece-me mais atabalhoado, menos seguro entre os postes) e, por outro lado, não acho que seja assim tão melhor que Rui Patrício na questão dos cruzamentos.

Por último, no que ao confronto directo entre os dois diz respeito, penso que Rui Patrício tem sido excessivamente penalizado por lances nos quais, não estando talvez isento de culpas, não é tão culpado como o querem pintar (refiro-me, concretamente, aos golos sofridos contra o Man Utd e contra o Leixões).

Quanto à questão da disciplina, e concretamente no que diz respeito à melhor forma de a aplicar, essa discussão não é nova, como muito bem sabe.

A minha opinião pessoal é que um treinador tem de ter a equipa na mão. Para isso, tem de ter o respeito de todos e cada um dos seus jogadores. E esse respeito não se compra, conquista-se.

Estar a multar um jogador em vez de o suspender da equipa é a mesma coisa que admitir que o seu contributo é demasiado importante para que possa ser posto de parte. Qualquer jogador com dois dedos de testa rapidamente perceberá que, sendo assim, facilmente se poderá dar ao luxo de pôr a pata na poça de vez em quando.

Queria só, para terminar respondendo-lhe à sua última pergunta, dizer que se há coisa que me parece evidente é que Paulo Bento aplica uma uniformidade de critérios disciplinares: castiga quando acha que o castigo se justifica, independentemente de o jogador se chamar Polga, Liedson ou Stojkovic!

E, nesse sentido, e ao contrário daquilo que defende no seu comentário, não olha ao valor de aquisição do "activo" quando o que está em causa é a formação do "homem" e o contributo que daí poderá advir para a equipa.

Saudações leoninas

Armando Silva disse...

Concordo que o Stojkovic tem mais condições para ser titular, para mim ele deveria ser o numero 1, mas como esta convocatória é totalmente independente e alheia a esse facto, fico feliz pelo Patrício... Parabéns rapaz..

O Visconde de Alvalade já tem link no http://sportingateamorte.blogspot.com "Sporting até à morte"

Cumorimentos

João Ferreira de Matos disse...

Caro Armando Silva,

Agradeço e retribuo a gentileza.

Saudações leoninas

Anónimo disse...

Na minha opiniao o Guarda-Redes do Spoting tem agora muitas condisões para jogar no clube apesar de ja ter ouvidos muitas quexas por o Rui Patricio ser o novo Guarda-Resdes do plantel do Sporting não a mal nenhum não ser um Guarda-Redes proficional ele defendeu muito bem a balisa na Taça de Portugal...