segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Já vi pior... e a pagar!


Vimos ontem o melhor Sporting deste ano, o que, não sendo muito, já é qualquer coisa. Pelo menos para quem, além de gostar muito do Sporting, também gostar um bocadinho de futebol.

LIEDSON, JOÃO MOUTINHO e o SISTEMA

Já tinha anteriormente dito que mais do que a qualidade (ou falta dela) dos reforços, existia, na minha opinião, um outro aspecto melhor ajudava a explicar o actual momento da equipa do Sporting: a queda vertiginosa de forma de jogadores que, na época passada, tinham sido determinantes como sejam Miguel Veloso, Romagnoli, João Moutinho e Liedson.

Ontem, em Coimbra, estes dois últimos exibiram-se a um nível um pouco mais elevado do que vem sendo hábito no passado recente e o resultado foi uma exibição colectiva muito mais conseguida.

Penso também que à melhoria do nível exibicional destes dois jogadores não é alheia a mudança do sistema táctico utilizado por Paulo Bento. Liedson rende mais se actuar sozinho na frente (como fez ontem) do que quando tem a seu lado um avançado com as características particulares e bastante semelhantes entre si de Purovic e Paez.

João Moutinho, sendo um belíssimo jogador para o Sporting, não é nem nunca foi capaz de, sozinho, jogar e fazer jogar, rendendo tanto mais quanto maior seja o apoio que encontra a seu lado, seja ele medido em termos de qualidade dos seus parceiros ou em número de jogadores que o acompanham na zona intermédia do terreno.

Foi particularmente notória a quebra de João Moutinho da primeira para a segunda época de sénior, em que deixou de ter Rochemback a seu lado, foi-o também da época passada para a presente temporada, em que deixou de contar completamente com Nani e Carlos Martins e parcialmente com Miguel Veloso e Romagnoli. Ontem, fruto do sistema utilizado, actuou bastante mais apoiado e o resultado foi outro (para quem tenha ficado com a dúvida se eu terei visto o jogo até ao fim, esclareço que estou a falar de resultado em termos de nível exibicional).

ILUSÕES

Paulo Bento assumiu ontem, julgo que pela primeira vez, que o Sporting está fora da luta pelo título. Sou um admirador confesso da frontalidade, honestidade e carácter de Paulo Bento (que não é a mesma coisa que dizer que sou admirador confesso das suas capacidades técnicas).

Muitos há que se recusam a largar mão das suas ilusões e repudiam que se fale em “segundos objectivos” e defendem soluções milagrosas e, na maior parte dos casos, meramente ilusórias (já para não dizer bastante onerosas) como a contratação a peso durante a reabertura do mercado em Janeiro, a promoção à equipa principal de mais jovens (Paez tem sido o paradigma das consequências que pode ter queimar etapas na formação de um jogador) ou as chicotadas psicológicas.

Não acredito nesse género de soluções. Acho que se trataria, apenas e somente, de tapar o sol com a peneira. Os problemas com que o Sporting se confronta ultrapassam em muito estes aspectos, pelo que mandaria o bom senso que os mesmos não consumissem mais recursos (nomeadamente, tempo – de que o presidente da OPCA e do Sporting, em part-time, não dispõe em abundância – e dinheiro – que também não nasce nas árvores) que poderão ser tão melhor aproveitados na resolução das questões de fundo.

MIGUEL VELOSO

Miguel Veloso continua uma sombra daquilo que já foi, mas que não caiamos na tentação de pensar que é o único culpado de tudo o que de mau acontece. Ainda ontem ficou intimamente ligado ao lance do golo academista, ao ver um adversário antecipar-se-lhe em zona proibida. Mas também Polga tinha falhado numa primeira instância ao permitir o cabeceamento de um adversário ao primeiro poste e, tal como Pavlovic (autor do golo), outros dois jogadores da Académica surgiam livres de marcação na zona de finalização… e Miguel Veloso não chegava para eles todos.

IZMAILOV

Há coisas em futebol que, definitivamente, não percebo. Correndo o risco de estar sozinho nesta demanda, tanto quanto me é dado ver, Izmailov, excepção feita a um golo marcado ao FC Porto (que, por acaso, até valeu um título, diga-se em abono da justiça), não tem passado de um Farnerud com boa imprensa. Fraquinho, muito fraquinho.

Sem comentários: