domingo, 6 de janeiro de 2008

Há jogos assim...


Há jogos assim. Jogos em que tudo sai bem ao adversário e em que nada corre bem ao Sporting. Jogos em que um senhor, algumas das vezes sozinho, resolve sair da penumbra em que sempre viveu, exorbitar todas as suas capacidades e rubricar uma exibição como aquela com que Peter Jehle nos presenteou ontem à noite.

Basta fazermos um pequeno esforço de memória para nos lembrarmos das noites em que Nandinho (Alverca), Mauro (Paços de Ferreira) ou Buba (Beira-Mar), entre tantos outros, resolveram mandar as leis das probabilidades às urtigas e, sozinhos, nos fizeram vergar.

Infelizmente, o Sporting não joga sozinho. Tem pela frente adversários com maior ou menor número de bons executantes, mais ou menos bem organizados, geralmente muito motivados sempre que lhes calha defrontar uma grande equipa como é a do Sporting. E, de vez em quando, dá nisto.

É futebol. Há jogos assim. Há noites assim. Noites em que uma equipa faz dois remates e marca dois golos. Noites em que, por muito que se ataque e se remate, há-de aparecer sempre um poste, um joelho adversário ou um guarda-redes que vai buscar uma bola que se julgava ter como único destino possível o fundo das redes.

Há jogos em que o Sporting, a bem da verdade, não merece a vitória. Jogos em que o adversário consente muito e o Sporting faz muito pouco. Não me pareceu que fosse esse o caso ontem. Faltou (não só, mas também) um pouco de sorte para que o Sporting pudesse ter saído do Bessa com um resultado favorável. Mas, às vezes, é assim. É futebol. É admissível que uma noite destas possa acontecer de quando em vez.

O que não é admissível é que noites destas ocorram com a frequência com que hoje em dia ocorrem. E que, além da sorte, venha faltando tanto mais ao Sporting e ao seu futebol. Isso já não é futebol. Isso já não é admissível. Ninguém está livre de que haja jogos assim, mas Deus nos livre de que voltem a repetir-se épocas assim!

3 comentários:

verdao(sl) disse...

Caro Visconde:
Acho que era Einstein que dizia que o nosso destino está de acordo com os nossos méritos. E se até Paulo Bento diz que cada equipa está na classificação que merece...
SL

João Ferreira de Matos disse...

Caro Verdão,

Nem sempre isso é assim tão linear. Estou a lembrar-me, por exemplo, das equipas de Jozic e de Peseiro.

Mas, este ano, há que dar a mão à palmatória... não merecemos mais do que isto! Quer dizer, nós (adeptos) até merecemos, eles (equipa) é que não!

Saudações leoninas

Verde CDV disse...

Caro Visconde nascemos para sofrer , como se costuma dizer , mas este ano vamos ter de sofrer bastante mais.
Oxalá , me engane.