segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Orgulho leonino


Na semana em que, com bufos ou sem bufos, o Sporting lá conseguiu garantir a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, com uma vitória caseira sobre o Marítimo, no jogo que assinalou a estreia de Grimi com a camisola do Sporting (ainda por cima em plano de evidência), é outra a modalidade que, hoje como sempre, nos enche de orgulho. Falo, obviamente, de atletismo.

As equipas masculinas e femininas de atletismo do Sporting conquistaram, respectivamente, os 13º e 14º títulos consecutivos nos Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Coberta, que decorreram nos passados dias 2 e 3 de Fevereiro em Espinho.

Já este fim-de-semana, no Meeting Internacional de Valência, Naide Gomes, atleta do Sporting e campeã europeia em título, bateu o recorde nacional do salto em comprimento em pista coberta, com 6,90m, segunda melhor marca mundial do ano, que lhe garantiu a vitória na prova.

Na mesma prova e no sector masculino, Marco Fortes, também ele atleta do Sporting, bateu o recorde nacional do lançamento do peso com um arremesso a 20,08m, tornando-se assim no primeiro lançador de peso português a ultrapassar a marca dos 20 metros e alcançando os mínimos não só para o Campeonato do Mundo de Pista Coberta, que terão lugar precisamente em Valência, mas também para os Jogos Olímpicos de Pequim.


Faço questão de aqui fazer eco destes feitos, não só pelo seu significado intrínseco, mas também porque, como sempre, a maioria dos auto-intitulados órgãos de informação desportiva fez praticamente tábua rasa dos mesmos.

Bem sei que não estamos a falar de modalidades e/ou especialidades com a projecção do triatlo, do judo ou do triplo salto, modalidades essas que, como todos sabemos, arrastam por esse mundo fora verdadeiras hordas de fanáticos, rivalizando em termos de mediatismo apenas com desportos como o badminton, a natação sincronizada ou, eventualmente, o bilhar às três tabelas, mas ainda assim parecem-me estes feitos dignos de algum tipo de destaque.

Mas esta não é a única razão que me leva a evocá-los. Faço-o também para assinalar uma efeméride. Comemora hoje o seu 87º aniversário aquele sem o qual nada disto seria possível, uma das figuras mais proeminentes e consensuais da nossa história centenária, actual sócio nº2 do Sporting Clube de Portugal, o Senhor Atletismo, Professor Mário Moniz Pereira.

Sendo assim, caro Professor, muitos parabéns pelo dia de hoje e muito obrigado por todos os anteriores!

Sem comentários: