segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Noite de regressos


Em noite de regressos de Nélson e Celestino a Alvalade (merecia melhor sorte o nosso ex-sub-capitão) e de Pedro Silva ao activo, o Sporting regressou também ao nível exibicional a que já nos acostumou esta época, ao nível interno, cumprindo apenas os serviços mínimos, depois da exibição de encher o olho da passada quarta-feira.

O que não impede que os tais serviços mínimos não tenham sido mais do que suficientes para construir um resultado confortável, frente a um Estrela da Amadora que teve o azar de sofrer um golo (e que golo!) praticamente no primeiro remate efectuado pelo Sporting, de ver a sua equipa reduzida a dez ainda antes do intervalo e a nove aos 55 minutos e de ainda ver o guarda-redes suplente, Pedro Alves de seu nome, dar um autêntico brinde que Liedson não enjeitou, aproveitando a oportunidade para regressar aos golos passados 9 (nove!) jogos sobre o último golo marcado para o campeonato.

Ou seja, com o jogo perfeitamente controlado desde muito cedo, e tendo em consideração que a equipa vinha de um jogo a meio da semana e terá novo jogo daqui a 4 dias, compreende-se que, independentemente da vontade do público que se deslocou a Alvalade em noite de temporal, se tenham poupado esforços para o jogo da Taça UEFA.

Pelo meio, ainda houve tempo para mais um regresso: o do fantasma dos pénaltis não convertidos. A percentagem de conversão de pontapés da marca de grande penalidade pelo Sporting, ao longo da presente temporada anda na casa dos 50% e só Polga, à sua conta, falhou duas das três oportunidades de que dispôs.

Não sei se o Sporting terá algum especialista na marcação deste tipo de pontapés (embora o avô de Grimi já tenha vindo a público dizer que o neto tem jeito; é caso para dizer: se o meu avô não gostar de mim, quem gostará?). Não sei sequer se, à falta de um especialista, Polga será o mais talhado para a função. Isso caberá a Paulo Bento aquilatar e decidir. Aquilo que sei é que, seja ou não seja especialista, seja ou não seja a escolha mais indicada do treinador, Polga é profissional de futebol e, nessa medida, tem a obrigação e o dever de fazer melhor.

Em suma, a noite valeu pelo grande golo de João Moutinho que abriu o caminho para a vitória, dando ao Sporting a tranquilidade que tanto precisava entre dois compromissos europeus, e pelos 3 pontos que, para já, devolvem o Sporting ao 3º lugar do qual, ou muito me engano, ou já não sairá até final da temporada, nem que, para isso, "alguém" tenha de beneficiar de 2 pénaltis por jogo (e, diga-se a bem da justiça, tenha a arte de os converter).

4 comentários:

Anónimo disse...

Exibição fraquinha , valeu sobretudo pelo golo de Moutinho , pelos 3 pntos e pelo 3º lugar.
Desconfio que vai ser dificil chegar ao 2º lugar por factores internos , mas sobretudo por factores externos, que se continuam a manifestar.
Já sei que esteve presente na reunião da UBL e foi com pena minha que não tive oportunidade de oconhecer pessoalmente.
Saudações leoninas.

Raul Henriques disse...

Bom post!
A melhor notícia prendeu-se com uma ausência: confirmou-se, pela negativa, a importância da entrada de Grimi na equipa.
Mas também gostei daquilo que me pareceu uma mudança de atitude em Veloso.

Raul Henriques disse...

Pode não ter ficado claro que, quando digo "pela negativa", refiro-me ao quanto se sentiu a sua ausência na equipa.

João Ferreira de Matos disse...

Caro Verde CDV,

Certamente haverá outras oportunidades. Seria uma pena que se desperdiçasse todo este dinamismo e paixão pelo nosso Sporting como a que eu vi lá representada.

A este propósito, sugiro-lhe, se ainda não o fez, que leia atentamente o post do JPS na Centúria Leonina, que retrata muitas das ideias que ali foram discutidas.

Caro Raúl,

Mas esse sempre podemos contar com ele já no próximo jogo! Já outros que, na minha opinião, poderiam desempenhar um papel tão ou mais importante, como é o caso de Derlei, parece que vamos ter esperar mais um pouco... pode ser que recupere a tempo de ainda participar na conquista dos 3 canecos que nos restam!

Saudações leoninas