segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Orgulho de Pai

Como pai extremoso que sou (pelo menos, tenho-me nessa conta), levo muito a sério os meus deveres paternais. De entre todos, um dos que levo mais a sério é o de fomentar nos meus filhos o amor pelo Sporting, tentando, nesse sentido, aproveitar toda e qualquer oportunidade que me seja dada para dar testemunho do meu próprio sentimento em relação ao clube.

Uma das formas que encontrei para incentivar esse contacto próximo entre os meus filhos e o Sporting (dado que ainda não têm idade para me acompanhar ao estádio) é através da música, concretamente de um CD editado em 2002 pela Juventude Leonina, em que foi imortalizado um dos maiores êxitos musicais da história do nosso clube - "Só Eu Sei..." -, e do qual me faço normalmente acompanhar sempre que viajo de carro (sempre é uma excelente alternativa aos clássicos da Disney, entre outros que tais, de que a pequenada tanto gosta).

Assim, não demorou muito a que os meus filhos aprendessem a reconhecer as músicas que compõem aquele CD e a desenvolver as suas próprias preferências musicais. Rapidamente percebi que a música preferida do meu filho mais novo, rapagão com 2 anos acabados de completar, era a número 3 - "Cantaremos Só P'ra Ti" - que incentiva aos saltos e às palmas, actividades que lhe são caras.

Já para a minha filha, uma princesa com 3 anos e meio, mais madura e definitivamente mais sensível do que o irmão, a música preferida é a da faixa 5 - "Contigo em Toda a Parte" -, facto que, confesso, me causava alguma perplexidade, dado que, a páginas tantas, o cantor de serviço lá ia dizendo que "Isso que diz toda a gente / Que somos violentos e somos delinquentes / Não lhes faço caso, vou a todo o lado / Sou da Juve Leo, sou descontrolado", o que me causava algum desconforto quando o ouvia da boca da minha pequena princesa.

Ora, ontem, sensivelmente a meio da viagem que nos havia de trazer de Alcácer do Sal, onde tínhamos ido passar o fim de semana, a Lisboa, ao ouvir essa música, a minha filha, do nada, chamou-me e perguntou-me se eu sabia porque é que ela gostava tanto daquela música em concreto, ao que eu respondi que não. Acto contínuo, disse-me: "É porque a música diz 'Força, força Sporting / Contigo em toda a parte, eu te amo', e eu também amo o Sporting!".

Há momentos em que uma pessoa se questiona sobre o que anda a fazer na vida. Este, para mim, definitivamente, não foi um deles.

6 comentários:

Cozinheiro Sueco disse...

É óptimo quando percebemos que os nossos miúdos caminham para um crescimento harmonioso, saudável, com bons valores, no sentido de se tornarem melhores homens e mulheres.

Saudações Leoninas (ao presente e ao futuro)!

João Ferreira de Matos disse...

Caro mpre27,

É, de facto, muito reconfortante, esta sensação do dever cumprido.

Que mais pode um pai desejar para um filho?

Saudações leoninas

Anónimo disse...

Amigo Visconde só tu com esta tua dissertação me farias arrepiar e fazer chegar uma lágrima ao canto do olho , logo a esta hora da matina , quando já devia estar a dormir.
Mas como deves ter percebido eu sou um " gajo " muito emotivo , acho que faço transparecer isso no blog e nos comentários que faço.
Realmente são estes pequenos , grandes momentos que fazem a nossa felicidade plena.
Muita sorte para ti para a tua familia e sobretudo para esses dois rebentos.
É verdade não te esqueças de os fazeres Sócios ( se ainda não forem ) aproveita a nova campanha 5estrelas.

PS: sei que participastes na ultima reunião da UBL e mandei-te um abraço especial pelo Verdão , que não te transmitiu porque não viu o meu mail antes da reunião.
Fica aqui e agora esse abraço.
Tenho grande estima por ti desde os tempos do Leaodaestrela , já ai gostava muito de te ler; por sinal essa figura apareceu hoje a colocar um comentário no Sangueleonino, achei estranho mas também lhe enviei um recado.

Saudações Leoninas

João Ferreira de Matos disse...

Caro Verde CDV,

Obrigado pelas simpáticas palavras que agradeço e retribuo (nomeadamente o tal abraço).

Os rebentos já são sócios, mas a mãe deles ainda não é. No dia em que nos casámos ainda pedi a um dos meus padrinhos de casamento (lampião, por sinal, mas ainda assim mais "lagarto" do que alguns sportinguistas que conheço) que passasse na secretaria do velhinho estádio de Alvalade para levantar uma proposta de sócio para a minha futura mulher assinar, ainda na igreja, ao mesmo tempo que se fizesse o assento do casamento.

Mas, com a emoção do momento, acabei por me esquecer e olhe... já lá vão 5 anos e continuo a viver em pecado... com uma não-sócia.

Vou aproveitar esta oportunidade para remediar essa situação... a da minha mulher e, quem sabe, a do tal padrinho!

Saudações leoninas

paulinho cascavel disse...

Há momentos em que eu me questiono sobre o que ando eu ainda aqui fazer neste tráfego interminável de blogues leoninos, quando devia era estar já a dormir. Este, definitivamente, não foi um desses momentos.

Saudações leoninas aos três!

Virgílio disse...

Caro Visconde:

O meu rebento já é mais velhinho, tem seis anos (sócio à cinco, pq o avô falhou e teve que ser o pai a resolver a coisa...), mas também comecei a doutriná-lo cedo...

Hoje em dia para além do espirito leonino bem vincado, ele sai-se com umas bocas tremendas anti-lampiónicas, que para além de me deixarem plenamente satisfeito partem a família toda a rir...

Os miúdos são incríveis... Quando menos esperamos e pensamos que eles não nos escutam, apanham tudo e depois adaptam à maneira deles. De uma maneira tão meiga e inocente que nos marcam... e com o bónus de ser ainda muito mais criativa!!

Grande abraço e muita sorte com os seus leõezinhos!