segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

E vão três!

O Sporting alcançou esta noite uma preciosa vitória no Funchal, completando dessa forma o melhor ciclo de uma época irregular, dando seguimento às recentes vitórias alcançadas frente ao Dínamo de Kiev para a Champions League e contra o Louletano para a Taça de Portugal.

O resultado alcançado é particularmente saboroso porque: (i) foi obtido contra um adversário tradicionalmente complicado quando actua na condição de anfitrião; (ii) resultou de uma reviravolta no marcador, com o golo da vitória a ser apontado muito perto do final do encontro; (iii) permite manter a distância para o 1º lugar e encurtar a distância para o 2º; e, finalmente, (iv) foi melhor do que a exibição rubricada.

Aquilo que se espera é que esta vitória possa funcionar como (mais) um tónico que ajude a aumentar os índices anímicos e de confiança desta fragilizada equipa.

Algumas notas dispersas sobre o jogo:

VUKCEVIC


Foi, sem margem para dúvidas, o homem do jogo, quanto mais não seja por ter estado na origem dos dois golos apontados pelo Sporting, mas não só já que rubricou uma das melhores exibições da equipa do Sporting.

Há muito que defendo a inclusão deste jogador no onze titular em detrimento de Izmailov (ou, quanto muito, em simultâneo com o russo), mas Paulo Bento lá terá as suas razões para não apostar nele de forma mais consistente.

Consegue suprir algumas eventuais deficiências técnicas com a garra com que encara cada lance. É um jogador muito mais interventivo e acutilante do que Izmailov. Não tem medo de assumir o jogo, jogando e fazendo jogar.

ABEL

Sou um confesso admirador do estilo de jogo deste lateral-direito desde os tempos em que vestia a camisola do Sporting de Braga, principalmente pela forma como se entrosa na manobra ofensiva da equipa.

Uma parte considerável do jogo do Sporting passa pelos seus pés, compensando dessa forma quer a evidente debilidade do flanco esquerdo, quer ainda a falta de um médio que, à semelhança daquilo que Nani ou Carlos Martins faziam a espaços na época passada, possa desequilibrar de forma mais efectiva.

Para a estatística ficam mais um fabuloso remate do meio da rua a obrigar o guarda-redes adversário a defesa apertada e a assistência para o primeiro golo do Sporting.

MIGUEL VELOSO

Uma sombra do jogador da época passada. Não sei se anda com a cabeça nas passerelles ou noutras paragens mais longínquas, mas que ela não está no sítio certo, não está.

Falha passes, não mete o pé, falha marcações (como no lance do golo do Marítimo que a fotografia ao lado documenta), tenta adornar lances em que se exigia maior espírito prático…

Tem produzido mais quando é utilizado na posição de lateral-esquerdo do que no centro do terreno, o que se formos a ver até nem é forçosamente mau porque… é bem capaz de ser o melhor defesa esquerdo do plantel!

LIEDSON

Incrível! A cumprir a sua 5ª época ao serviço do Sporting, esteve em risco de, pela primeira vez, ficar de fora por lesão mas… recuperou! Um exemplo de resistência.

Para terminar, uma verdadeira pérola com que o comentador de serviço da SportTV nos brindou a meio da transmissão: “Não devem estar nos Barreiros mais do que 20 adeptos do Sporting”! Há alturas em que, definitivamente, a emoção se sobrepõe à razão!

Sem comentários: