sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Carta ao Menino Jesus

Querido Menino Jesus,

Sei que esta é uma época do ano particularmente atribulada para Ti, mas só Te peço meia dúzia de minutos do Teu precioso tempo.

Antes de mais, não queria deixar de Te agradecer a simpática prenda que deixaste no nosso sapatinho, que dá pelo nome de FC Basel. Confesso que me surpreendeste, já que, a este respeito, não tens primado, no passado, por uma especial generosidade em relação a estes Teus servos. Oxalá não nos deparemos com nenhuma surpresa ao desembrulhá-la, mas reconheço que Tu fizeste a tua parte.

Mas queria aproveitar esta ocasião para Te fazer os tradicionais pedidos desta época festiva. Nem sequer são para mim… Tu, melhor que ninguém, sabes que, chegada a quadra natalícia, os nossos pensamentos viram-se mais para os outros, os que mais precisam, do que para nós próprios!

Tendo isso em consideração, o meu primeiro pensamento vai direitinho para os mais necessitados, clubes mais pequenos que existem por esse mundo fora, que almejam a dias melhores e que, nesse sentido, davam tudo para contar nas suas fileiras com jogadores do nível de um Pontus Farnerud ou de um Carlos Paredes. Faz-lhes a vontade. Garanto-Te que, da nossa parte, estamos perfeitamente imbuídos do espírito de partilha que caracteriza esta época e, nesses termos, dispostos a abrir mão destas nossas pérolas… tudo em prol de um Mundo mais equitativo, claro!

Mas esta é também uma época de reconciliação. Por isso, o meu segundo pedido tem como destinatários os nossos tradicionais adversários. Queria pedir-Te que Te lembrasses deles de vez em quando e, se fosse possível, também os presenteasses, ainda que muito esporadicamente, com um dos seguintes mimos:

- uns golos sofridos nos últimos minutos de jogos da Liga dos Campeões (então se for com a bola a carambolar em quatro pernas e oito cabeças antes de se aninhar no fundo das redes, tanto melhor);

- uns cortes dos defesas transformados em livres indirectos, dentro da própria área, a favor dos adversários, ou umas grandes penalidades não assinaladas a seu favor (chamo a Tua atenção para o facto de este mimo surtir melhor efeito se ocorrer em confrontos com adversários directos);

- umas lesões de jogadores importantes para a estratégia das respectivas equipas (nem é preciso serem muito graves, basta que os deixem inactivos durante um período de tempo à volta dos 6 meses);

- uns sucessivos adiamentos de decisões das autoridades camarárias que se traduzissem em graves prejuízos financeiros (em contrapartida, ainda no âmbito do espírito natalício, acho até que conseguiríamos convencer os responsáveis do Sporting a deixar de pagar as dívidas ao Fisco e dar à penhora os azulejos do estádio – porque devem ser o nosso activo mais importante – para garantir essas dívidas);

- e tudo o mais de que Te lembres com que também tenhas agraciado o Sporting nos tempos mais próximos… tudo a bem de um Mundo mais justo, claro!

Mas porque, às vezes, tendemos mais a preocupar-nos com quem está longe e a descurar as necessidades do que estão mesmo debaixo dos nossos olhos, queira fazer-Te um pedido especial para um senhor que dá pelo nome de Carlos Freitas.

Ilumina-o com a Tua sabedoria. Consta por aí que é a única coisa que lhe falta para que, em vez de Purovic’s, Izmailov’s, Had’s e outros que tais, ele não compre Aguero’s, Messi’s e Drenthe’s.

Ou então se, ainda assim, ele, por manifesta incompetência, não conseguir garantir o concurso de jogadores dessa craveira, faz com que os reforços que ele venha a conseguir se adaptem num prazo não superior a 3 dias ao nosso futebol e aprendam a falar português em não mais de 4 ou 5 horas, independentemente da longitude e/ou latitude da respectiva proveniência. Ah! E que não se lesionem. E que sejam bons. Todos. Sem excepção. Não deve ser assim tão complicado.

E por falar em complicado, reservei para o fim um pedido especial. Reconheço que não é simples. Nada simples. Mas, se alguém consegue, esse alguém és Tu.

Achas que seria pedir muito substituíres os tijolos que o Purovic tem nas extremidades de cada perna por… não sei… nem é forçoso que sejam dois pés… talvez um já fosse bom… ou uma prótese… olha, deixo ao Teu critério, vê lá o que é que podes fazer! Mas, pelo sim pelo não, preocupa-Te antes com os outros pedidos que te faço.

Bem hajas!

3 comentários:

Verde CDV disse...

Caro Visconde uma prosa cinco estrelas e que " Deus " o ouça e que o menino obedeça.

Quanto ao Basileia estou como o outro: " olhe que não , olhe que não " , não vai ser assim tão fácil ; mas oxlá me engane.

Saudacões leoninas.

FORÇA SPORTING , SPORTING SEMPRE.

João Ferreira de Matos disse...

Caro Verde CDV,

Não disse que ia ser fácil. Aliás, hoje em dia, para o Sporting (mas não só), já nenhum adversário é muito fácil.

Mas acho que, ainda assim, podia ter sido pior!

Assim o "menino" esteja atento nesses dias de Fevereiro e dê uma ajudinha nas tais carambolas e outras que tais.

Um abraço e os votos de um Santo Natal

PSN disse...

Caro Visconde,

Retribuo os votos de um Santo Natal e de um ano de 2008 pleno de sucessos a todos os níveis (o nosso sucesso comum será, sem dúvida um Sporting vitorioso!)

Um abraço,

PSN (viscondes)